Páginas

Turorial Dual Boot com o Big Linux

Boot pelo CD

Caso você tenha o Windows instalado, recomendo fazer um backup dos dados, pois formataremos todas as partições do HD, para ser mais claro o processo.

Primeiramente você precisará obter o Big Linux 4.1, pois é com ele que faremos o particionamento (o Gparted vem incluído no CD). Para baixar, acesse sua página de downloads. Ele cabe em uma mídia de CD, e por ser Live-CD, você pode utilizá-lo antes de instalar, caso queira testá-lo.

Depois de ter o cd em mãos, coloque o cd do Big Linux 4.1 no computador e "boote" com ele. Mas como assim? Você precisa configurar na BIOS para "bootar" pelo CD. É quase impossível eu dar um passo-a-passo de como modificar a sequência de boot na BIOS, pois as configurações de cada BIOS são diferentes, mas como no último artigo pediram, vai uma breve explicação.

Ao ligar o computador (com o CD já dentro) e ele não iniciar pelo CD, tecle "DEL", "F2" ou "F12" antes de iniciar o sistema. Isso depende de cada computador (normalmente ele diz qual é a tecla naquela tela inicial que aparece como um "flash"). A interface de configuração da BIOS assemelha-se a essa:
Interface da BIOS

No caso da BIOS da minha VMware, a configuração da sequência de boot é bem simples e fica em "BOOT".

Bios: sequência de boot

Depois de configurado para bootar com o CD em primeiro lugar, salve e saia das configurações da BIOS. Ele bootará com o cd do Big Linux e aparecerá a tela de boas vindas. Escolha a "Opção Padrão" e tecle enter.

Big Linux: boot padrão

Ele carregará o sistema a partir do CD. Caso você tenha uma placa de vídeo off-board, ele pedirá para escolher o driver para a sua placa. O Big Linux suporta tanto placas da Nvidia quanto da ATI.

Após carregar, ele lhe dará a opção de escolher um tema e iniciar o Big Linux pelo CD (caso você queira testar e ver como é a distro) ou instalar o Big Linux. Escolheremos a opção "Instalar o Big Linux no HD" para poder particionar o disco.

Particionando

Ao escolher a opção "Instalar o Big Linux no HD", você será direcionado a um menu, e ele poderá mostrar uma tela dizendo que não há partição, caso não haja partição no seu HD. Apenas ignore-a, pois vamos criá-la agora. No caso do HD ser novo e não ter partições, na próxima tela aparecerá apenas o menu pedindo para particionar. Caso antes houvesse algo no HD, haverá várias opções no menu. De qualquer forma, escolha a opção "Particionar o HD". Ele abrirá o GParted, um particionador muito bom, na minha opinião.

O Gparted é bem simples de utilizar. Veja abaixo a interface dele e o que utilizaremos: 

http://img.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/5%20-%20PARTICIONAR.JPG 
1. Qual disco será particionado.
2. A atual situação das partições do seu HD, mostrado graficamente.
3. A atual situação das partições do seu HD, com detalhes.
4. Criar nova partição.

Clique na partição que você quer modificar e delete-a. No caso de você não querer perder os dados de certa partição (partição de dados, por exemplo), é só não mexer nela. Se o HD for novo (como no meu caso), clique no "Espaço não alocado" e clique em "Novo" para criar uma nova partição (pode ser que mostre uma tela de aviso, pois o HD é novo, apenas confirme). Não abordarei muito a questão de particionamento, por isso vamos voltar à nossa questão.

No exemplo, criaremos 4 partições. Como tenho 10GB para usar, criarei o seguinte layout, mas você pode adaptar como quiser com o seu HD:

Uma para o Linux: ext3 (2,93GB - Partição Primária) - esta precisa ser a primeira partição a ser criada.

Uma para swap (memória virtual do Linux): swap (509,88MB - Partição Primária) - para computadores com menos de 1GB de RAM. Recomenda-se a Swap ser sempre maior ou equivalente a RAM.

Uma para o Windows: ntfs (3,91GB - Partição Primária).

Uma para dados: ntfs (2,67GB - Partição Lógica) - primeiro crie uma Partição Estendida e depois crie a Lógica dentro da estendida.

OBS: Partições Linux não são enxergadas pelo Windows, mas o Linux enxerga as do Windows, por isso a partição de dados ser NTFS.

Quando você clica em Novo, aparece uma tela como a abaixo, que estou criando uma lógica ntfs, para os dados.
Linux: Particionando o disco no GParted
Ao finalizar esse processo você terá uma tela parecida com essa:
Linux: Grub - lista de partições
Clique em:

Editar > Aplicar alterações

para salvar as partições que você criou. Feche. Aparecerá novamente o menu. Procure o item "Sair do Programa", pois o Windows deve ser instalado primeiramente. Aparecerá a tela do Big Linux. Clique em Shutdown para desligar o Computador.

Partições criadas!  

Instalando o Windows

Para instalar o Windows é muito simples, pois ele se instala praticamente sozinho, por isso não abordarei os detalhes da instalação.

Ligue o computador, retire o CD do Big Linux (se ainda estiver dentro) e coloque o do Windows XP. Ele dará o boot no CD, pois configuramos a BIOS anteriormente.

Siga o que pede até chegar à tela a seguir: 
Instalando Windows XP
Veja que existem duas partições NTFS. Uma delas é a Primária e a outra é a Lógica. O Windows será instalado na Primária. No meu caso ele reconheceu como a principal e atribui a letra C. Certamente isso acontecerá com você também. Escolha a partição para instalar e tecle Enter.

Em seguida ele pedirá como você quer formatar a partição. Como já formatamos essa partição em NTFS no Gparted, você pode escolher a opção "Não alterar o sistema de arquivos atual", mas eu recomendo escolher a opção para formatar em NTFS (de preferência a que não está escrito "rápido"). Eu escolhi para não formatar novamente.

Após formatar (se você escolheu formatar), ele começará instalar. A partir daqui não tem mistério. É só o básico avançar, avançar do Windows.

Depois de instalar, tire o CD Windows, coloque o do Linux e reinicie a máquina.

Instalando o Linux

Agora você pode instalar o Big Linux ou a distro que preferir. Verifique se o CD do Linux já está no computador, ligue e faça dar o boot pelo CD do Linux.

Ele fará todo aquele processo, novamente. Quando chegar à tela em que pede para você escolher o tema, escolha novamente "Instalar no HD".

No menu de instalação do Big Linux, escolha "Configurar Instalação". 
 http://img.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/9%20-%20INSTALLINUX.JPG

Ele lhe mostrará apenas uma partição para instalar o Linux, pois criamos apenas uma. Então não tem erro. Na próxima tela escolha "Sim: formatar a partição para fazer uma instalação limpa". Em sistema de arquivos escolha ext3.

Quando ele perguntar se você deseja usar a pasta /home em partição separada escolha não. Apesar de ser preferível escolher uma partição separada, você não precisará, pois criamos uma partição de Dados e a partição do Linux não será usada para colocar Dados. A não ser que você queira ou precise criar uma outra partição para isso. Dê uma pesquisada caso se interesse.

Na próxima tela ele lhe dá a opção de escolher os programas para serem instalados. Caso queira instalar completo, escolha "Sim". Depois de colocar nome e usuário, ele lhe pedirá para colocar uma senha para esse usuário. A próxima senha que ele pedirá é senha do Administrador (root). Escolha bem e guarde essa senha, pois será solicitada sempre que você quiser fazer alguma mudança no sistema. O usuário root é o usuário que tem acesso completo ao sistema, então, cuidado. Escolha um hostname, que será o "nome da máquina".

Na próxima tela ele pedirá para escolher entre o Grub ou o Lilo. Eu prefiro o Grub.

Depois escolha a MBR para ser instalado o GRUB e pronto. Está configurada a instalação.

Agora você voltará ao menu. Para começar a instalar, escolha a opção "Iniciar a Instalação".

Ele lhe dará um resumo das configurações que você fez. Verifique se está tudo correto e clique em "Próximo". Caso não esteja, clique em "Anterior" e refaça a configuração.

Após clicar em "Próximo" ele iniciará a instalação.

Quando acabar a instalação escolha "Reiniciar imediatamente". Retire o CD do Linux. Assim quando ele iniciar, iniciará do HD e aparecerá a tela do GRUB (caso você tenha optado por ele) para você escolher qual sistema você quer utilizar. Escolha o Linux (e tecle enter) para fazermos alguns ajustes.
Boot do Linux
Logo que iniciar o Big Linux ele pedirá para fazer uma pequena configuração. É bem simples e é só seguir os passos. Recomendo instalar os extras da última parte, mas demorará um pouco, dependendo da sua conexão com a internet.

Agora basta você desfrutar do seu BIG LINUX

Nenhum comentário:

Postar um comentário