Páginas

Como instalar programas no Ubuntu por linha de comando

O Ubuntu tem vários programas e métodos para a instalação de aplicativos, entretanto, eles podem ser complicados para serem encontrados nas aplicações do sistema. Para facilitar sua vida e fazer com que você tenha mais habilidade ao trabalhar com o sistema, você tem a opção de utilizar linhas de comando para instalar o que deseja, além de ser mais prático e rápido, você não precisa de nenhum aplicativo de terceiros para realizar essa tarefa. Vejamos os métodos de instalação a seguir.
Fonte do Artigo e Imagens: How to Geek

APT

O Linux gerencia seus Softwares instalados via Pacotes, que individualmente podem conter Interface do Usuário (UI), Módulos e Bibliotecas. A maioria das aplicações compartilha pacotes, ou seja, um pacote pode ser utilizado por vários programas, já outros aplicativos, utilizam seus próprios pacotes sem a dependência de partes de terceiros. Isto pode ser um pouco confuso ao usuário, mas com o tempo você aprende.
Cada uma das distribuições do Linux, utiliza seu próprio gerenciador de pacotes. Para este caso, iremos tratar do gerenciador de pacotes do nosso querido Ubuntu 11.04 (que também funciona com versões anteriores do sistema).
Para utilizar a APT, você deve ter as permissões do Super-User, ou seja, você deve configurar o "Root" do seu Ubuntu, já que a maioria dos comandos irão iniciar com "sudo" (Comando para chamar o Super-User).
Veja Como criar ou modificar a senha do root no Ubuntu (Super-User)

Encontrando pacotes

Aqui está uma parte do APT que muitos não utilizam e que faz toda a diferença, imagine que você deseja instalar um servidor FTP em seu computador, qual o programa devo pesquisar? Para isto temos o comando "apt-cache search", veja o exemplo de sua utilização:
apt-cache search [Termo de pesquisa 1] [Termo de pesquisa 2] … [Termo de pesquisa n]
Substituindo [Termo de pesquisa ...] sem colchetes por qualquer termo de pesquisa, você terá um resultado satisfatório, as vezes com valores demais, as vezes com apenas um valor, ou dependendo da pesquisa, sem nenhum valor. Veja um comando formado:
Procurando pacotes no Ubuntu com APT
apt-cache search firefox
Esta consulta irá encontrar os dados relacionados com firefox, caso a mesma retorne um resultado muito extenso, utilize "| less" exemplo:
apt-cache search firefox | less
Isso é um pipe ("|") e irá permitir que você mova as páginas encontradas com as setas do teclado, page up/down, espaço, b e Enter. Para sair, pressione "q".
OBS.: Substitua "firefox" pelos termos de sua pesquisa.

Adicionando Repositórios

Você pode encontrar mais repositórios do que já existem no próprio Ubuntu, utilizando um modo simples para fazer isso em seu sistema. Um exemplo disso, é a instalação de programas que não vem com o sistema e que não estão na lista de aplicativos do mesmo. Suponhamos que um desenvolvedor criou um software XYZ hoje, e você pesquisou utilizando o comando citado anteriormente e não encontrou nada, caso ele tenha um repositório próprio, basta adicionar o mesmo. Veja como:
sudo add-apt-repository [nome do repositório]
Modificando o [nome do repositório] sem colchetes para o nome do seu repositório, você estará adicionando o mesmo em sua lista de repositórios, assim o programa irá começar a aparecer nas suas pesquisas, e depois de ser instalado, você poderá obter atualizações do mesmo e coisas do tipo.
Veja como fica o comando para adicionar o repositório do Ubuntu Tweak:
sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa

Atualizando as fontes

Como o Ubuntu e todos os seus aplicativos são atualizados constantemente, mesmo que você tenha baixado uma imagem do sistema neste momento, é recomendável realizar a atualização do seu APT, isso fará com que o sistema atualize todas as fontes dos pacotes a serem instalados, veja como o comando é simples:
sudo apt-get update
Prontinho, agora é só dar "Enter" e aguardar!

Instalação de pacotes (Programas)

Agora chegamos onde você queria, a instalação propriamente dita de aplicativos em seu sistema, veja como fica o comando:
sudo apt-get install [nome 1] [nome 2] … [nome n]
Para a instalação de apenas um aplicativo, o comando fica assim:
sudo apt-get install firefox
Para a instalação de vários aplicativos, fica assim:
sudo apt-get install firefox filezilla
E assim por diante!
Estes comandos irão baixar e instalar os aplicativos que você escolheu, entretanto, você deve confirmar a instalação com "Y" (Sim) ou "N" (Não).

Removendo pacotes

Seguindo a mesma linha que utilizamos para adicionar um pacote temos o comando:
sudo apt-get remove [nome 1] [nome 2] … [nome n]
Ou seja, trocamos o "install" por "remove", este comando é utilizado da mesma forma que você aprendeu no subtítulo anterior, removendo vários pacotes ao mesmo tempo, ou um por vez.
Para remover pacotes que não estão sendo usados ou que não estão associados a nenhum programa instalado, você pode utilizar o comando a seguir:
sudo apt-get autoremove

Fazendo o Upgrade de Softwares

Temos duas opções para realizar o upgrade de nossos softwares, uma delas é utilizar o comando:
sudo apt-get upgrade
Ou seja, seguindo a mesma linha dos comandos citados anteriormente, trocamos apenas o "install" ou o "remove" por "upgrade". Ou você também pode utilizar este mesmo comando com argumentos, ou seja, dizendo quais aplicativos terão Upgrade, veja a seguir:
sudo apt-get upgrade firefox filezilla
Lembre-se de fazer o Update antes do Upgrade.

Limpando tudo

Após baixar milhares de aplicativos, o Ubuntu vai guardando tudo em cache caso você necessite de algo posteriormente, entretanto, isso pode gerar uma grande perda de espaço em seu HD, pois, muitas das vezes, baixamos, instalamos e não utilizamos o que foi baixado para próximas instalações, se este é o seu caso, utilize o comando:
sudo apt-get clean

Finalizando

Bom, este foi um pequeno tutorial que vai ajudar com que você possa aprender um pouco mais sobre a instalação de pacotes no Ubuntu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário